Okinawa Karatê Goju-Ryu Shobukan

Masanobu Shinjo

Menssagem de erro

Strict warning: Only variables should be passed by reference em jump_menu() (linha 55 de /home/wwwyamau/public_html/sites/all/modules/jump_menu/jump_menu.module).

Masanobu Shinjo Karatê Goju-Ryu

Nascido em Okinawa no ano de 1938, descendente de uma família tradicional Samurai, logo após dar seus primeiros passos, Nobu Sensei (como era conhecido por seus alunos), começou a aprender os princípios marciais e iniciou, formalmente, seus estudos de Karatê-Do em 1953 (aos 15 anos). Mestre Shinjo formalmente iniciou sues estudos de Karatê-Do em 1953 com o Mestre Toguchi, mas com o Mestre Miyagi também conheceu a natureza suave e extraordinária força do Karatê-Do. Com a ida de seu Mestre Toguchi para Tóquio a fim de divulgar e expandir o Karatê-Do o Mestre Shinjo abriu seu próprio Dojo e fundou seu próprio estilo o Shobukan (que nada mais é que a derivação de seu nome). Após a década de 60, Mestre Shinjo começou com demonstrações e viu sua organização crescer não somente nos Dojos do Japão, mas também no Norte e Sul da América, Sul da África, Europa e Índia. Em 1982, Mestre Shinjo tornou-se Kyu Dan (9º Dan), recebendo o título de “Hanshi”, pela Okinawa Goju-Ryu Goju-Kai, fazendo dele um dos maiores do ranking dos mestres de Goju-Ryu em Okinawa.
 
A fundação do Shobukan - Em meados de 1963, o Mestre Toguchi foi para Tóquio a fim de divulgar e expandir o Karatê-Do. O Dojo em Okinawa, antes pertencente à Sensei Toguchi, fora então deixado a cargo de outro Sempai por razões políticas, uma vez que Shinjo era o próximo na linha sucessória. Depois de um tempo e após várias pressões o dojo acabou sendo absorvido pelo estilo Shorei-Kan (que antes era apenas o nome da escola). Com isso Nobu Sensei abriu seu próprio Dojo e fundou seu próprio estilo o “Shobukan” (que nada mais é que a derivação de seu nome), a fim de preservar a essência original do estilo de Higashionna e Miyagui. Essa medida foi adotada para preservar a linha tradicional do estilo num período em que a escola Gojuryu estava sofrendo uma grande Fragmentação com o surgimento de vários estilos derivados do tradicional. Muitos dos quais, adaptados às formas do Shotokan (combate esportivo por pontos) em razão do crescimento vertiginoso dessa organização.Após a década de 60, Mestre Shinjo começou com demonstrações e viu sua organização crescer não somente nos Dojos do Japão, mas também no Norte e Sul da América, Sul da África, Europa e Índia.
 
Em 1982, Mestre Shinjo tornou-se Kyu Dan (9º Dan), recebendo o título de “Hanshi”, pela Okinawa Goju-Ryu Goju-Kai, fazendo dele um dos maiores do ranking dos mestres de Goju-Ryu em Okinawa. O nome “Shobukan” acabou ganhando tal importância que passou a ser utilizado por diversas outras artes como forma de representação para as escolas tradicionais (ex: Judô, Aikidô, Outros estilos de Karatê, etc...). No ano de 1983, Nobu Sensei esteve no Brasil visitando o Dojo de seu Discípulo, o Sensei  Morihiro Yamauchi, onde ministrou diversas palestras, realizou apresentações de Kata e participou, inclusive, como Juiz central em um torneio que reuniu Dojos de todo estado e um número de atletas próximo a 500, organizado para comemorar sua visita. Dentre as muitas histórias do período, muito se perdeu em razão da segunda-guerra mundial e a pósocupação americana. Mesmo assim, vários fatos são preservados através dos descendentes e amigos daqueles que viveram no período.
 
“O Orgulho de ser um karateca deve ser algo exercitado diariamente por quem treina. Você pode até enganar o seu mestre e as outras pessoas, mas não pode enganar a si mesmo. Você sempre saberá se treinou o suficiente ou não e se seu karate é forte o  bastante ou não.”

Morihiro Yamauchi

Morihiro Yamauchi Sensei nasceu em Yokohama, Japão, em 5 de maio de 1940, filho de Okinawanos. Yokohama era uma importante cidade portuária onde existiam os estaleiros da Marinha Imperial do Japão, Yokohama foi escolhida por seus pais como opção de emprego devido à carência de trabalho em Okinawa e à crescente indústria japonesa, alimentada pela Segunda Guerra Mundial. Com o final da guerra em 1945 e a derrota do Japão, seus pais retomaram a Okinawa.

Inscreva-se em RSS - Masanobu Shinjo

Copyright 2013. Yamauchi Dojo  Rua Olavo Gonçalves, 101 - 1o andar / São Bernardo do Campo, São Paulo / Brasil 

(011) 4339-4576 - (011) 2677-4576  - contato@yamauchidojo.com.brCBKGST Confederação Brasileira de Karatê Goju-Ryu Shobukan Tradicional

 

Preservar a história é o nosso dever e obrigação

OKINAWA KARATE-DO GOJU-RYU SHOBUKAN

沖縄 空手道 剛柔流 尚武館

Voltar ao topo

Voltar ao topo

Novos membros

  • adi
  • alya
  • haroldrtbarry
  • Carlo Ferrara
  • pauliokj
  • clemilson portugal
  • Roberto F. Mello
  • Alysson Laureano
  • amadeu
  • Fagerritueque

Quem está online

Há atualmente 0 usuários online.

Artigos recentes

published 2 semanas 4 dias atrás